SOTEROPOLITANDO: Igreja da Ordem Terceira do Carmo

By Clara Elisabeth - 23:08


A Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ou somente Ordem Terceira do Carmo, foi erguida no Centro Histórico de Salvador, mais precisamente na Ladeira do Carmo, em 19 de Outubro de 1636.

Seu estilo arquitetônico é frequentemente identificado como pertencente ao Barroco.






Fica ao lado da Igreja da Ordem Primeira do Carmo e, em conjunto, também há um convento.  No Convento do Carmo, está abrigada a imagem que é considerada uma das mais importantes da América Latina quando se trata de Arte Sacra: é o cedro do Senhor Morto, o Cristo cravejado de Rubis, esculpido por um escravo chamado Francisco das Chagas (conhecido como “O Cabra”). A imagem tem um caráter realista, por ter dimensões iguais aos de um homem adulto real, além da utilização de milhares de rubis para a representação do sangue. Um detalhe que faz a imagem se destacar é a pintura que mostra um tom de pele morena, similar ao tom da pele de um homem palestino, ao contrário da maioria das representações do Cristo.

A Venerável Ordem Terceira do Carmo, também chamada de Ordem dos terceiros Carmelitas pode estar representada pelas siglas "OTC", "VOTC" ou "O.T.Carm.".


 Em latim, possui duas denominações:
Ordo Tertius Beatissimae Mariae Virginis de Monte Carmelo
(Ordem Terceira da Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo)
Ordo Tertius Carmelitarum
(Ordem Terceira dos Carmelitas)

No seu brasão, a Ordem Terceira do Carmo traz a inscrição:
Zelo Zelatus Sum Pro Domino Deo Exercituum
(
Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos)



Na sala de reuniões do convento do Carmo, a decoração do teto também chama a atenção e ali também é possível perceber a presença da língua latina: 


A inscrição do lado esquerdo da foto acima é 
“Carmelis Flos Virgo”, 
que, em tradução livre, significa "Flor da Virgem Carmélia"

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários