Oi, pessoas, tudo bem?
Morro de São Paulo é uma vila de uma ilha da Bahia chamada Tinharé, localizada na Costa do Dendê e é um dos principais destinos turísticos baianos.
Fica próximo ao município de Valença, que é o melhor caminho por terra saindo da capital baiana (Salvador). De Valença sai grande parte das embarcações para o Morro de São Paulo e adjacências, já que só se é possível chegar ao local por transportes marítimos ou aéreos.
Como lá não circulam automóveis - o que garante um clima de tranquilidade e "refúgio" ao Morro de São Paulo -, é muito comum se ver "táxis" para as bagagens, que são carregadores que, por um preço a ser negociado, levam suas malas em um carrinho de mão.
No mais, as paisagens são belíssimas, as praias são ótimas e o fato de não se poder passear de automóvel faz com que você aproveite bem mais o caminho até chegar ao seu destino. Vale a pena explorar as praias mais adiante e não ficar somente nas primeiras - embora a caminhada possa cansar um pouco, mas vale a pena.
Uma opção é ir de trator às praias mais distantes, como a de Garapuá. Há muito o que se fazer por lá. Duas dicas para quem quer fazer algo diferente: tem a famosa tirolesa, que sai do lado do morro em direção à praia; e tem mergulho e flutuação também.
A noite no Morro é bastante movimentada - pelo menos em altas temporadas e feriados prolongados -, as lojas, bares e restaurantes permanecem abertas e os artesãos se aprontam para vender suas artes. Além disso, há muitas boates e festas diversas, ou seja, a noite é uma criança.
Esse é um teaser da minha viagem ao Morro de São Paulo, em outubro de 2015.
0 comentários