DIÁRIO DE BORDO: Ilhéus - Dia 02

By Clara Elisabeth - 18:37

O dia foi muito legal.

Como combinado, saímos do hotel às 08h em direção a Itacaré

Enfrentamos uma chuva intensa ao longo da manhã. Fomos no nosso ônibus de turismo, mas – assim como todos os grupos que foram para lá de ônibus – tivemos que estacionar na entrada do município e esperar uma ‘van’ para chegar até a praia. Isso porque Itacaré é, praticamente, um vilarejo, e automóveis de grande porte não circulam por lá, pois não são suportados pela estrutura do local.

Assim que chegamos à praia (praia da Concha, próximo à Ponta do Xaréu), a chuva deu as caras, caindo e parando várias vezes durante a manhã, o que não foi suficiente para estragar o dia. Quando o tempo ficou mais estável – e quente, mesmo com o céu ainda nublado –, minha irmã e eu experimentamos o SUP (Stand Up Paddle), com a galera do IRADO, que foram muito legais, atenciosos e... Pacientes (rs).

Esqueci-me de contar que, como a chuva chegou logo, nos estabelecemos na Cabana do Ariramba assim que chegamos e o almoço de lá estava simplesmente delicioso (comi camarão na moranga e recomendo). Essa cabana, além da qualidade da comida e do atendimento tem uma estrutura bem interessante, contando com lavabo com direito a espelho, banheiro e uma decoração bem delicada.

Ao longo do dia, o tempo foi ficando mais aberto e o Sol aparecendo, o que coneseguiu fazer aquele lugar ficar ainda mais lindo. Saindo da Praia da Concha, fomos conhecer a Ponta do Xaréu, que oferece uma visão maravilhosa da costa, quase panorâmica, um ótimo lugar para fotografar e respirar bons ares. Fiquei simplesmente apaixonada e, por um momento, meus pensamentos se perderam e fiz uma breve viagem ali, parada. A vontade era de não sair mais dali.

(Praia da Concha vista a partir da Ponta do Xaréu)

O interessante é que Itacaré acaba sendo até intimista, mantendo-se, propositalmente, a certa distância da urbanização que se impõe em muitos pontos turísticos. Assim, Itacaré tem um ar bem rústico, no melhor dos sentidos, e parece o abrigo perfeito para quem tem espírito livre e aventureiro. Inclusive, esse foi um dos detalhes que me fez querer voltar lá: como fomos em grupo, composto quase totalmente por pessoas da terceira idade ou próximo a isso, nem cheguei a conhecer as trilhas, cachoeira e outras coisas, sendo que Itacaré é bastante famosa pela prática do ecoturismo (ok, entendo que precisaríamos de mais tempo para curtir cada uma dessas coisas, mas espero poder voltar lá :).
Depois de ficarmos na praia e de conhecer a ponta do Xaréu, pensamos em circular pela parte comercial que, dentre outras coisas, tem algumas lojas de artesanato, mas acabou não dando tempo. Encontramo-nos, então, com o restante do pessoal e voltamos para o hotel.

Acabamos por não sair à noite, por causa da Sexta-feira Santa (meus pais preferem menos agitação nessa época, até o domingo de Páscoa) e por causa da notícia de retorno da greve da Polícia Militar da Bahia, que teve uma pequena trégua. Aproveitamos para descansar e ajeitar as coisas para o próximo dia.
Ah,  um detalhe que esqueci: Hoje quando acordei percebi que nossa suíte é nascente, e o amanhecer nesse lugar é simplesmente maravilhoso!