Diário de Bordo - Ilhéus - Dia 03

By Clara Elisabeth - 17:20

Amei o dia de hoje.

Por uma mudança de planos, devido a alguns imprevistos, fizemos um city tour pelo centro histórico de Ilhéus e depois fomos à praia.

No nosso passeio, assim como no dia anterior a este, contamos com o auxílio de uma guia local, Marcela, que é muito simpática e uma historiadora que tem bastante intimidade com a história de Ilhéus, nos deixando sempre informados sobre cada local por onde passávamos.

(À direita: Praça Rui Barbosa, Centro Histórico de Ilhéus; à Esquerda, Orla de Ilhéus, próximo ao centro histórico)

É interessante como Ilhéus respira Jorge Amado: praticamente tudo aqui tem referência ao escritor ou à sua Gabriela – se não ao cacau.

Falando nisso, em minha opinião, os maiores destaques do passeio foram a Fundação Cultural Casa de Jorge Amado (onde o mesmo viveu e escreveu seus romances) e o Bataclan (antigo cabaré, hoje reconstruído e funcionando como restaurante), onde tivemos uma breve e importante apresentação do ator, poeta e contador de histórias José Delmo, que nos fez passear pela história do Bataclan, de Ilhéus e de sua economia cacaueira, de uma forma irreverente e muito interessante.

(Da Esquerda para a direita: Frente do Bar e Restaurante Vesúvio, retratado em obras de Jorge; a frente da Casa Cultural Jorge Amado. Acima, a estátua em Homenagem a Jorge Amado na parte externa do Bar Vesúvio.)

(À Esquerda: Rua Jorge Amado [Ai, Jorge... rs], que abriga, dentre outras coisas, a Casa de Jorge Amado e o Teatro Municipal de Ilhéus; À direita, a Catedral de São Sebastião, também no centro histórico de Ilhéus, em frente à R. São Sebastião.)

Depois do city tour e do almoço no restaurante Sabor do Sul (que tem uma comida muito boa e bastante variada), seguimos para Olivença, onde passamos o fim da tarde e aproveitamos o Sol, que nos acompanhou ao longo de todo o dia. Desfrutamos de uma tranquilidade sem igual, numa praia bem limpa e com uma faixa de areia branca e de textura bem fininha. Simplesmente maravilhosa. Sobre o mar, pelo menos nesse horário, estava com muitas ondas, então não ficamos muito tempo na água, o que não tirou meu amor por aquela praia. <3

Chegando ao hotel, ainda nos banhamos na piscina à noite. Depois, nos arrumamos e lanchamos numa pastelaria na rua direta do mar, bem na esquina do nosso hotel. O pastel estava uma delícia (e grandinho), assim como o suco (o meu foi de maracujá, e direto da fruta), tudo bem baratinho – adoro – e com bom e rápido atendimento.

Depois disso, voltamos ao hotel para descansar, pois o dia foi longo.