Ser Brasileiro na Sociedade Atual

By Clara Elisabeth - 21:15

(Texto baseado em “A cara do Brasileiro”, de Rodrigo Cavalcanti¹)
- - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - — -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Os brasileiros surgiram da miscigenação de culturas diversas, dentro de um contexto histórico no qual os povos foram juntos pela intolerância do pensamento de um povo que designava as culturas alheias como inferiores. Apesar das diferenças, a mistura foi condicionada, originando um povo que não é nem indígena, nem africano, nem europeu: é brasileiro e ponto.

As condições para que os brasileiros sejam como são não são difíceis de serem percebidas. Primeiramente, a história brasileira tratou de promover a integração de culturas, gerando, não simplesmente um povo multiétnico, mas um povo diferente. Pessoas que se vestiam dos pés à cabeça, proferiam o credo católico, mas pediam bênçãos aos orixás e tomavam banho todos os dias. Todos os fatores levaram aos brasileiros a apresentarem uma cultura única, com uma identidade facilmente reconhecível. O povo brasileiro é conhecido por ser alegre, receptivo, informal e caloroso. Entretanto, tal leitura não é tão homogênea, fazendo com que o brasileiro também seja visto como malandro, passivo e corruptível.

A miscigenação é, inevitavelmente, fator prioritário na formação do povo brasileiro, influenciando na aparência, costumes, modo de agir e de lidar com diversas situações. Do contexto no qual foi construída, a sociedade brasileira herdou a hierarquização causada pela economia açucareira, alimentada pelo pensamento mercantilista europeu. Ao contrário do que muitos pensam, ou do que possa parecer, a escravidão deixou marcas que até hoje configuram tal sociedade. A elite continua tendo privilégios sociais, os governantes abusam do poder e as classes mais baixas sustentam o sistema e são incitadas a acreditarem que nada significam. Quando se fala sobre o “ser brasileiro na sociedade atual”, é dificulto ter-se uma ideia homogênea sobre tal questão. Alguns aspectos, contudo, são comuns, de certa forma, entre as diversas classes sociais.

Os brasileiros são, em geral, mais informais e, além disso, tendem a optar pela formalidade apenas quando esta, na verdade, não é questão de opção. O texto de Rodrigo Cavalcanti explicita que tal característica pode ter sido herdada dos indígenas, que não utilizavam a escrita em sua comunicação, que era exercida basicamente pela oralidade que é, em si, menos formal que a escrita. Nesse aspecto, o brasileiro teve sua caracterização bastante influenciada. Uma evidência disso é pode ser identificada no mesmo texto, que cita que no Brasil, “até o presidente da República é tratado pelo apelido”.
O indivíduo Brasileiro é visto pelos outros países como figura exótica, provindo de local excêntrico e tem que saber lidar com isso. Até certo ponto, o aguçado olhar exterior de curiosidade aguçado sobre essa nação pode ser vantajoso e ótima oportunidade de levar ao expoente as qualidades brasileiras. Por outro lado, as brincadeiras sobre o Brasil vão além da conta e perdem a graça quando a mulher é vista como objeto, o mestiço tem sua etnia mais analisada que seu talento ou desempenho social, ou quando a hospitalidade brasileira abre portas e janelas para os interesses internacionais. Não é fato do passado que a cordialidade brasileira serve de atrativos para invasores que chegam às terras do “Novo Mundo” que, em clima de festa e de visita pacífica fazem planos visando aos minérios e outros recursos naturais brasileiros. Enquanto isso, esses são recepcionados com mulatas, isenção de impostos e outras regalias.

A cordialidade do indivíduo brasileiro, antes de chegar ao tratamento com seus visitantes, está integrada à base da estrutura social, permitindo que a pirâmide da desigualdade coexista com a alienação e a naturalidade com a qual o brasileiro se relaciona com a situação na qual está inserido. Obviamente, assim como todas as outras características citadas ao longo desse texto, esse aspecto de passividade apresentado por grande parte dos brasileiros não é aplicável a todos eles. Decerto, a história brasileira é marcada por lutas de resistência política, social e econômica. Atualmente, embora o caos vivido pela camada inferior da sociedade e pelos valores amplamente difundidos pela superestrutura capitalista, muitos atos políticos realizados por alguns grupos sociais, em geral, da classe estudantil, traz a lembrança do caráter resistente da sociedade brasileira.

Em oposição à imagem amplamente divulgada sobre a nação brasileira, os habitantes desse país trabalham bastante e enfrentam uma luta diária contra a miséria, a violência, o preconceito social e, dentre outras coisas, o racismo, que, por mais irônico que pareça, está presente mesmo no cenário brasileiro de miscigenação. Essa síntese étnica da qual provém o brasileiro é responsável pela cultura singular e multitalentosa que o Brasil possui e que é, infelizmente, desvalorizada no próprio território, que abriga um povo que aprendeu a superiorizar a cultura internacional, obrigando os célebres brasileiros a presentear o mundo afora com sua excelência. A culinária, a arte e cada lugar do Brasil não deixam dúvidas que as diversas influências que apresentam são sinônimos de inovação e irreverência, marcas incontestáveis dos brasileiros.

É importante ressaltar que ser brasileiro é assumir o papel dessemelhança física, artística, cultural, política e social. É conviver com as diferenças e não levar a vida tão a sério. Ser brasileiro é, acima de tudo, saber que há tanta beleza em tantos lugares e os olhos do mundo ainda se voltam para a explosão de cores da aquarela brasileira.
______________________________________________
¹CAVALCANTI, Rodrigo. A Cara do Brasileiro. Superinteressante. 217ª edição. São Paulo: Abril. Setembro de 2005.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários