RESENHANDO: "A Mulher de Roxo", de Patrícia Sá Moura

By Clara Elisabeth - 18:53

image



O Livro “Mulher de Roxo”, da jornalista Patricia Sá Moura é parte da Coleção Gente da Bahia, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, e conta, de forma leve e irreverente parte da história de uma grande figura lendária de Salvador, a Mulher de Roxo.

image

Aquela que também é conhecida como a Dama de Roxo de Salvador ficou famosa por circular pela Rua Chile e seus arredores nos anos 70, ficando grande parte das vezes em frente à Casa Sloper, famosa loja de Salvador na época, sendo centro de compras de variados artigos e considerada destaque, pois foi a primeira a ter uma escada rolante, o que a tornou uma espécie de atração em meio aos outros estabelecimentos.

Muitas das coisas que fizeram a Mulher de Roxo se destacar no cenário baiano se deve aos mistérios que a envolvem, relacionados ora à sua origem, ora ao seu modo de viver, e até ao que se passava em sua mente. A Autora conseguiu, de forma muito eficiente, relacionar os relatos, reportagens e histórias acerca daquela que, não se sabe ao certo nem o nome, e reuniu nessa obra fatos e características da Mulher de Roxo e ainda situar o leitor na cidade de Salvador naquela época, bem como seus lugares, os estabelecimentos, os costumes e as pessoas.


image


O livro ainda conta com fotografias e um mapa de Salvador da Rua Chile e suas adjacências por volta dos anos 70. A arte interior da capa traz uma obra feita na época no painel da Assembleia Legislativa da Bahia por Carlos Bastos em 1973, trazendo a Galeota Gratidão do Povo, e homenageando figuras ilustres da Bahia, com destaque para a mulher de Roxo em seu comando. 


image

A Mulher de Roxo ainda foi homenageada ou serviu de inspiração em outras obras, como no  filme ”O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha. Mais recentemente, foi representada por Selma Santos em “A Mulher de Roxo”, uma montagem de Deolindo Checcucci. Também ganhou uma Crônica de Jolivaldo Freitas, no livro “Histórias da Bahia” e ainda tem uma música em sua homenagem, chamada "A mulher de Roxo", da Banda Cascadura.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários